cafeolicos

visitem-nos em www.cafeolicos.no.sapo.pt

quinta-feira, fevereiro 15, 2007

"Donut’s" com cafeína para pequeno almoço? Cafeína como ingrediente de pastelaria?

Sim, é verdade! Parece que Robert Bohannon (biólogo da Universidade de Duke, Carolina do Norte) quis combinar num só produto a resposta às duas grandes necessidades matinais: encher o estômago e despertar.
Porém, como devem imaginar, as primeiras experiências de Bohannon tiveram um resultado desagradável. O problema é que a cafeína não é muito solúvel e, como vocês sabem, deixa um sabor amargo!O investigador contou com a colaboração de vários especialistas da indústria alimentícia que reduziram a cafeína a pequenas partículas para isolar assim o seu sabor amargo. Todavia, como é obvio, ninguém revela esses procedimentos complexos, o que deixa todos um pouco (MUITO) curiosos. Os novos produtos, registados com as marcas "Buzz Donut" e "Buzzed Bagel", ainda não estão à venda. A dose de cafeína pode ser alterada à vontade de quem comercializar o produto, contudo a quantidade ficará entre 50 e 100 miligramas. Uma chávena de café tem 50 miligramas.


"O excesso de cafeína era uma das preocupações, mas o nosso procedimento permite controlar a quantidade exacta de cada ingrediente", explicou Bohannon.


Os donuts e bagels, duas das guloseimas mais clássicas nos EUA, podem ser complementados não só com cafeína, mas também com vitaminas e minerais. A possibilidade mudaria o conceito do consumidor sobre os produtos, tipicamente associados a grandes quantidades de gordura e açúcar. Isto era realmente o ideal, não era? É pena é que estas novdades demorem sempre tanto a chegar a Portugal!
Bohannon, porém, ainda teme a reacção do grande público, tanto pela novidade do produto como pela mistura de conceitos de comida saudável e "lixo".






1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

hmm..como dizia o homer simpson:donuuuuuuuuuts :P

19 fevereiro, 2007 22:27  

Enviar um comentário

<< Home