cafeolicos

visitem-nos em www.cafeolicos.no.sapo.pt

quinta-feira, abril 26, 2007

Cuidado..nem tudo o que parece renovável o é verdadeiramente!!!

Adoptado pela maioria das cafeterias, para o serviço "To Go", isto é, quando o café é consumido fora da cafeteria, surge o copo feito de papel cartonado. Em geral , recebe um revestimento externo em poliestireno que é o mesmo material usado no polímero de petróleo para evitar vazamentos.
É esse revestimento, aplicado como um filme sobre o papel, que dá um acabamento brilhante.
O problema é que em tempos de preocupação com o Meio-Ambiente e com os aspectos ecológicos, utilizar produtos recicláveis ou, que ao menos sejam bio-degradáveis e de fontes renováveis, é uma medida a adoptar por todos!



Pois é..só que este copo de papel, aparentemente biodegradável, não o é verdadeiramente! Este copo, revestido à base de petróleo, como o poliestireno, além de não ser bio-degradável, necessitam de grande quantidade de energia para sua fabricação.


Para solucionar o problema, é agora lançado pela empresa Java Stock um novo copo de papel com revolucionário revestimento a base de resina bio-degradável.
Este novo polímero, chamado de PLA
- Polylatic Acid, foi desenvolvido pela NatureWorks, uma empresa do Grupo Cargill, em parceria com a DaniMer Scientific LLC, que pesquisa suas aplicações industriais, é sintetizado a partir do ácido lático encontrado no açúcar do milho com um consumo de energia muito menor do que para se obter um similar a base de petróleo.
Hoje, até as crianças aprendem os 3 princípios básicos Renovar, Reutilizar e Reciclar… para que tenhamos um bom mundo ainda no “The Day After Tomorrow…”