cafeolicos

visitem-nos em www.cafeolicos.no.sapo.pt

segunda-feira, maio 07, 2007

Aloe vera na borra do café?!?


A descoberta foi feita no Departamento de Química da Universidade de Aveiro. O café, e as suas borras, têm as mesmas moléculas do Aloé Vera, ou seja, produzem o mesmo efeito de estimulação do sistema imunitário.
Com esta investigação, verifica-se que um resíduo que normalmente vai parar ao lixo pode ser aproveitado, retirando as
galactomananas das borras e aplicá-las como aditivos alimentares, por exemplo em flocos de cereais, bolachas ou ainda em fármacos. Estas moléculas estimulam o sistema imunitário, contra infecções, por exemplo, através da activação dos glóbulos brancos.
Ingerir alimentos com estes aditivos «dá robustez e defesas contra as doenças», segundo os investigadores. São polisacarídeos - compostos que sobrevivem ao processo de torra do café - como tem a planta Aloé Vera que se têm revelado elementos naturais bio-activos.
Ingeridos, passam para o estômago e, a seguir, ao nível do intestino, podem ter actividade de estimulação dos glóbulos brancos».
A tese que coordena encontra-se na fase de conhecer e modificar para se assemelharem às moléculas da bebida, saber o tipo de estruturas químicas que tem esse efeito, um processo «quimicamente fácil», segundo disse ao Diário de Aveiro.


Fonte: Diário de Aveiro on-line