cafeolicos

visitem-nos em www.cafeolicos.no.sapo.pt

quinta-feira, maio 10, 2007

Café pode proteger contra a diabetes em adultos

O café, especialmente o descafeinado, parece oferecer protecção contra diabetes iniciada na vida adulta, informou um estudo da Universidade de Minnesota, Estados Unidos.
O que causa o aparente efeito não está claro, mas é possível que os minerais e os compotos químicos vegetais não nutritivos, que são abundantes no grão de café, afectem favoravelmente os níveis de açúcar do sangue ou protejam o pâncreas de stresse.
As descobertas, publicadas no Archives of Internal Medicine, foram baseadas num estudo com mais de 28 mil mulheres, de Iowa, na fase de pós-menopausa, as quais foram acompanhadas por 11 anos.
Um estudo feito anteriormente na Finlândia, país que tem o maior consumo de café do mundo, mostrou que homens e mulheres que consumiam 10 ou mais xícaras de café por dia tinham um risco menor de diabetes adulto, apesar de o café descafeinado não ser muito consumido neste país.
O mesmo achado também foi encontrado em outros estudos, tanto na Holanda quanto nos próprios EUA que mostraram reduções de até 50% no risco de desenvolver diabetes em quem tomava café regularmente, independentemente de ser descafeinado ou não.